A brincadeira é a forma como as crianças descobrem
o mundo, aprendem a se comunicar, desenvolvem relações sociais, estimulam a
inteligência e a criatividade e aprimoram a coordenação motora.
A criança dentro do espectro autista utiliza
geralmente um repertório pequeno de brincadeiras, prefere brincar sozinha e
apresenta pouco interesse em brincadeiras simbólicas (imaginativas).
É possível – e necessário – estimular a ampliação
dos interesses dessa criança e, por isso, trouxemos aqui algumas ideias!
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Ofereça brinquedos que permitam a estimulação e o
desenvolvimento de áreas múltiplas.
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Evite coleções ou o acúmulo de brinquedos
repetidos, pois eles perdem sua função. Por exemplo: é preferível ter 3
carrinhos bacanas e um posto de combustível do que ter mais de 100 carrinhos em
uma coleção (que certamente serão enfileirados).
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Ensine a criança a brincar de formas diferentes com
o mesmo brinquedo. Aproveitando a proposta dos carrinhos, faça ruas colocando
fita crepe no chão e monte comércios variados com blocos de montar ou sucata.
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Estimule a comunicação da criança durante a
brincadeira: faça o som da ambulância, da buzina, do choro do bebê, por
exemplo, e peça que ela imite.
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Exagere nas expressões, empolgue-se com a
brincadeira. Você precisará despertar o interesse e a curiosidade da criança
sempre que mudar o repertório.
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Explore jogos que precisam de mais de uma pessoa e
ensinam estratégias, memorização, esperar a vez… como pula pirata, dominó,
memória, etc.
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Separe os brinquedos em pequenos grupos, por
classificação. Evite aquele grande baú onde se guarda tudo, pois nada parecerá
interessante.
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Ensine o faz de conta! Você pode preparar
comidinhas de uma festa de aniversário usando massinhas ou fazer uma lanchonete
com as plantas do jardim, por exemplo.
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Brincadeiras que envolvem música ou repetições são
sempre boas pedidas! Alguns exemplos: adoleta, voa ou não voa,
estátua, dança da cadeira, cabeça/ombro/joelho/pé e outras brincadeiras de
roda.
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Aproveite as peças de um jogo para criar novos
jogos! O baralho pode virar um castelo, o dominó pode ser enfileirado e fazer o
efeito cascata, cordas e bambolês podem virar um circuito, um balde pode ser um
cesto, o giz pode desenhar a amarelinha no chão ou o alvo na parede… São
infinitas possibilidades!
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Sempre que possível, utilize espaços abertos para
brincar. Explorar uma caixa de areia, subir em árvores, jogar bola, procurar
insetos no quintal, etc.
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