Diversos estudos tem
mostrado relações importantes entre o déficit de atenção ou TDAH e uma série de
dificuldades na aprendizagem e no desempenho escolar. A criança que tem déficit
de atenção ou TDAH tem dificuldade de planejar atividades futuras, é normal que
elas subestimem o tempo estipulado para realizar determinada tarefa,
principalmente se esta não for de seu interesse. Geralmente, quando recebem a
data de uma atividade avaliativa não conseguem se planejar para realizar a
mesma.
Calendário semanal
Para os pais que precisam de
uma rotina de estudo adequada para realizar com seus filhos, o calendário
semanal de estudos é uma estratégia que tem se mostrado bastante eficiente para
lidar com esse problema. A construção deste calendário deverá ser feito pelos
pais juntamente com os filhos e deve ser feito semanalmente. É importante que
se estimule a criança a construir o calendário contendo todos os dias da semana
e que ela o deixe em algum lugar visível em seu quarto. Deve-se estabelecer,
também, um horário de estudo que vai de 30 minutos à 1 hora por dia, de segunda
a sexta-feira, sendo necessário a ativa participação da criança na elaboração
desses horários. Eles também podem variar nos dias da semana, conforme os
compromissos da criança, ou dos pais, como por exemplo: segunda de 14h00min as
15h00min horas, na terça de 17h00min as 18h00min. Estipulados os horários de
estudo, é importante que eles sejam mantidos. Pedir que a criança escolha uma
matéria por dia para ser estudada, conforme suas necessidades na escola, em
alguns casos ajudá-la a escolher. É fundamental que tenha alguém em casa nos
horários de estudo dessa criança para auxiliá-la com as dificuldades e que esta
rotina seja seguida por ambas as partes. Essa estratégia, em conjunto com as
demais, apresenta um melhor resultado no tratamento dessa criança.
Modelo de tabela para rotina
de estudos
Segunda-feira
Horário:
Matéria:
|
Terça-feira
Horário:
Matéria
|
Quarta-feira
Horário:
Matéria
|
Quinta-feira
Horário:
Matéria
|
Sexta-feira
Horário:
Matéria
|
Sistema de Pontos
O sistema de pontos é uma
técnica utilizada para premiar a criança quando ela tem algum comportamento
desejado pelos pais. As crianças com déficit de atenção ou TDAH precisam dessa
recompensa para que o rótulo de “incapaz”, para a realização de qualquer
objetivo, seja desfeito.
O sistema de pontos
recompensa a criança, mas não imediatamente. Conforme ela vai realizando as
tarefas, vai acumulando pontos para trocar por algo que lhe agrade. É de
extrema importância que o sistema de pontos seja implantado em casa e que os
pais acompanhem a criança quanto a excução das tarefas. As recompensas em casa
não devem incluir apenas recompensas materiais, mas também algo como uma tarde
no parque, um passeio no cinema ou no zoológico, algo que seja de interesse da
criança e esteja dentro dos pontos acumulados por ela na semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário