domingo, 25 de setembro de 2016

Autismo - SINAIS DE ALERTA ENTRE OS 18 MESES E OS 5 ANOS


* Comportamento emocional:
- Retraimento social;

- Resistência diante da mudança de pessoas ou ambientes;
- Dificuldade para imaginar ou criar pequenas histórias ou narrativas verbais, como contos;
- Medos estranhos ou fobias específicas, tais como o medo diante algo completamente inofensivo e normalidade diante do perigo real;
- Excitação e ansiedade dificilmente controláveis.

* Comportamento social:
- Dificuldades de relacionamento: ausência de relação com seus colegas, ausência de comportamentos espontâneos para brincar, divertir-se ou compartilhar interesses com as outras crianças, ausência ou déficit na reciprocidade social ou emocional.

- Muitas crianças com autismo não mostram preferência por seus pais em relação a outros adultos e não podem desenvolver amizade com outras crianças;
- Não se relaciona de maneira normal com os objetos;
- Responder de maneira extrema e incomum ao objeto seja evitando-o por completo ou sendo obcecado por ele. Ex: se alguém move sua cama de um lado do quarto para o outro, a criança autista pode começar a gritar histericamente. Se um objeto se move, tal como um ventilador, a criança vai adorar. A criança também pode ter um grande apego a objetos estranhos, como papel, bala de gome ou um tijolo;
- Outra característica é a tendência a realizar atividades de maneira repetitiva, como girar como um peão ou realizar movimentos rítmicos com seu corpo, tal como bater as mãos;
- Crianças com autismo de nível funcional elevado podem repetir os comerciais de TV ou realizar rituais complexos ao deitar para dormir. Alguns podem apresentar determinadas habilidades excepcionais e específicas, como montar ou desmontar blocos e aparelhos mecânicos com circuitos complexos, habilidades musicais e pictóricas, e podem ter excelente memória fotográfica;
- A característica mais notável do autismo é uma interação social limitada. crianças com autismo tendem a não responder a seus nomes e muitas vezes evitar olhar para outras pessoas.
- As crianças autistas, muitas vezes, têm dificuldade em interpretar tom de voz e expressões faciais, e não respondem as emoções de outras pessoas ou observam os rostos de outros em busca de sinais de comportamento adequado;
- Elas parecem estar alheias aos sentimentos dos outros e ao impacto negativo de seu próprio comportamento. Elas não entendem as regras sociais nem os sentimentos dos outros;
- Há um falta de contato visual, alteração na expressão facial e posturas corporais;
- Muitas crianças com autismo realizam movimentos repetitivos, como balançar e enrolar o cabelo, ou comportamentos autoagressivos, como bater a cabeça ou morder-se;

* Desenvolvimento dos sentidos:
- Audição: parecem ser surdos para alguns sons sensíveis a outros;

- Visão: têm dificuldades em reconhecer pessoas visualmente;
- Tato: são insensíveis ou hipersensíveis a dor ou o oposto:
- Paladar e olfato: há extremos que vão desde a indiferença até a aversão a certos alimentos e cheiros.

* Coordenação Motora
- É difícil para os autistas imitarem exercícios motores realizados por outros, apresentando já certas estereotipias de movimentos;

- Apresentam interesses restritos e estereotipias, comportamentos ritualizados, estereotipias motoras e apego excessivo a certos objetos, que faz com que ocorra uma resistência à mudança manifestada de forma violenta.

* Linguagem:
- Os autistas, geralmente, começam a falar mais tarde que outras crianças e se referem a eles mesmos pelo nome em vez de 'eu" ou "a mim". Alguns falam com uma voz cantada e sobre um número limitado de assuntos, não levando em consideração a interesse da pessoas com quem está falando;

- As habilidades de linguagem, assim como as expressões faciais e gestos, não são usados com a finalidade comunicativa;
- Há um retardo evolutivo da linguagem, que pode chegar ao que se denomina "agnosia verbal" (alteração da codificação e decodificação da linguagem);
- Uso repetitivo e estereotipado da linguagem, com ecolalias imediatas e/ou retardadas ( é a repetição das palavras que o interlocutor diz).

* Âmbito cognitivo:
- Falta de imitação, simbolização e jogo;

- Pode ter, desde um retardo mental profundo até capacidades superiores.
Em algumas crianças autistas, a irregularidade é tão marcante que têm um talento excepcional para memorizar listas de telefones, endereços, música, desenho, etc. que pode coexistir com uma incompetência mental global.

* Alimentação:

Apresentam rejeição ou fixação por alguns alimentos.

* Outros:        
Não desenvolvem autonomia para vestir-se, controlar o esfíncter, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário