A intervenção precoce e a entrega da criança a um bom programa
educacional irá melhorar muitos os prognósticos para todos os tipos de autismo.
Um bom programa deve usar uma ampla variedade de métodos de tratamento, já que
cada criança é diferente das demais. Existe, entre os profissionais que lidam
com o autismo, uma tendência a afirmar que seu programa é o único que irá funcionar.
Observei que os professores mais eficientes acabam empregando os mesmos
métodos, seja qual for a sua orientação teórica. Os bons professores e os
terapeutas valem seu peso em ouro. O tratamento para a hipersensibilidade
sensorial e para os problemas de processamento sensorial deveria ser posto à
disposição de todos os estudantes. Um terapeuta ocupacional é altamente
recomendável para uma terapia de integração sensorial. O treinamento auditivo
pode ajudar a reduzir a sensibilidade a certos sons, bem como problemas com
sons de estática ou zumbido nos ouvidos. Exercícios vigorosos também ajudam a
acalmar o sistema nervoso e a reduzir o comportamento agressivo e hiperativo.
Um professor ou um dos pais especialmente observador pode determinar se um mau comportamento tem causa comportamental ou biológica. A criança é capaz de quebrar o telefone para impedir a campainha de tocar. O medo de um barulho que dói nos ouvidos talvez seja a causa de muitos ataques. No entanto, muitas crianças autistas aprendem que os ataques são uma forma de manipular os adultos. Quando isso ocorre, o uso de modificação do comportamento pode operar maravilhas. Se a criança cuspir, continue recriminando. Se você parar, terá recompensado um mau comportamento. Alguns comportamentos inapropriados são uma tentativa de comunicação. Tente determinar o que desencadeia o mau comportamento.
Crianças e adultos autistas aprendem
visualmente e pensam por imagens visuais. Maquinas de escrever e processadores
de texto devem ser-lhes apresentados em tenra idade. Procure evitar séries
longas de informação verbal. Se a criança souber ler, providencie instruções
por escrito. Computadores podem ajudar indivíduos seriamente atingidos a
comunicar-se.
FONTE: Livro - Uma Menina Estranha
FONTE: Livro - Uma Menina Estranha
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