quinta-feira, 13 de outubro de 2016

5 Coisas ERRADAS que as pessoas pensam sobre os surdo


A grande maioria das pessoas pensa coisas que muitas vezes estão erradas a respeito dos surdos e da surdez. 
Partindo desse ponto, resolvemos publicar uma lista com as 5 coisas erradas que as pessoas pensam sobre os surdos.
________________________________________________
1. Todo surdo usa língua de sinais.
O erro mais freqüente de todos. Pois a maioria das pessoas não tem contato com deficientes auditivos, logo acabam pensando isso.
Existem diferentes graus e tipos de surdez, e em 99% dos casos os usuários de Libras são pessoas que já nasceram com surdez profunda, não fizeram uso da tecnologia para voltar a ouvir e não foram oralizadas. Estes são os chamados de surdos sinalizados. Os outros, que são chamados de surdos oralizados, são pessoas que mesmo com surdez ainda ouvem (através da tecnologia ou de seu resíduo auditivo) ou que não ouvem, mas falam como uma pessoa que ouve e não têm necessidade nenhuma de utilizar a língua de sinais. Porém há oralizados que por desejo pessoal querem aprendê-la, esses, são chamados de surdos bilíngües.
_______________________________
2. Surdos estudam em escola especial.
Os que precisam, sentem necessidade e preferem estudar em escola especial, assim o farão. Os que não sentem vontade e não têm necessidade estudam em escola regular. As tecnologias de acessibilidade para surdos usuários de aparelhos auditivos e implantes hoje em sala de aula apesar de não serem as ideais, são muito boas.
_______________________________
3. Todo surdo sabe ler lábios.
Infelizmente não é assim, já que muitas pessoas perdem audição depois de adultas – e como nunca precisaram aprender a ler lábios, não sabem fazê-lo. Não pensem que é a coisa mais fácil do mundo, pois não é. Aliás, você já parou pra pensar em como é olhar para as bocas das pessoas e sem som, conseguir ‘ouvir’ o que elas estão dizendo? É praticamente um super poder! Rs
_______________________________
4. Basta berrar para conversar com um surdo.
É muito comum que uma pessoa “normal” (ouvinte), ao ser avisado de que certa pessoa é surda, começa a se comunicar com ela elevando o tom de voz, muitas vezes até gritando. Isso não adianta! O melhor jeito de se fazer entender é articular bem os lábios, não “berrando”. Quando você quer chamar a atenção de alguém que não ouve ou ouve mal, apareça no campo de visão da pessoa ou então a cutuque. Mas não grite. Além de ser horrível e inútil, é humilhante.
_______________________________
5. Surdo que usa aparelho auditivo ou implante coclear está curado.
A surdez não é curável ainda. Mas os “ouvintes” costumam relacionar aparelhos auditivos e implantes cocleares à óculos. E essa infelizmente é uma comparação ruim. Ao colocar óculos a pessoa resolve de modo automático seu problema de visão. Ao colocar um AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) ou IC (Implante Coclear), é necessário um processo longo de adaptação – e eles não restauram a audição de modo perfeito e nem fazem ouvir e entender tudo. A tecnologia ajuda, mas não cura e nem resolve 100% do problema.
Saiba que não há nada mais detestável do que dizer a um surdo quando ele não ouve/entende algo: “Ué, mas você não está de aparelho?” Fica a dica!
FONTE: Projeto Ouça-nos
 *Texto adaptado de: https://goo.gl/enslEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário