1. A CORRIDA DO SACI: Trace
uma linha na terra ou na areia para definir o local de largada e outra, a uns
100 metros de distância, para definir a meta a ser atingida. O participante
deverá correr em um só pé, sem poder trocar durante a corrida. Quem conseguir
ultrapassar a linha da meta ou chegar mais longe é o vencedor.
2. O GAVIÃO E OS PASSARINHOS:
O
participante que propôs a brincadeira ganha o papel de gavião. O gavião desenha
na areia uma grande árvore, cheia de galhos. As demais crianças são os
passarinhos. Cada uma delas escolhe um galho e senta-se lá.
Depois de todos acomodados
em seus galhos, o gavião sai à caça dos passarinhos, que deverão sair de seus
ninhos batendo os pés no chão e cantando para provocar o bicho, que vai
avançando lentamente. Já bem perto do grupo, o predador dá um pulo em direção
aos pássaros, que deverão fazer várias manobras para distraí-lo. Quando um dos
passarinhos for capturado, ele deverá ficar em um refúgio escolhido pelo
gavião. Ganha a brincadeira o último participante capturado.
3. PEIXE PACU: Um
participante é escolhido para ser o pescador, enquanto os demais deverão formar
uma fila que deverá se mexer feito uma serpente. O pescador corre ao longo da
fila para tentar tocar o último jogador com uma vara ou um pedaço de pau, que
representa a vara de pescar, evitando ser impedindo pelos outros jogadores.
4. MANGÁ, TOBDAÉ: Essa
brincadeira é feita com peteca, mas o modo de brincar dos indígenas tem certa
semelhança com a nossa “queimada”, sendo jogada com quatro ou seis petecas ao
mesmo tempo e com dois jogadores por vez. Ao sinal do coordenador, os dois
jogadores arremessam as petecas na direção do outro com a intenção de atingi-lo
e, ao mesmo tempo, evitar ser atingido por ele. Quem foi atingido pelas
petecas, sai do jogo, cedendo o lugar para outro participante. Ganha quem ficar
mais tempo na brincadeira sem ser atingido.
FONTE: NossoClubinho.Com.Br
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