quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O material Montessori é único em sala de aula

005212
Na sala de aula montessoriana há somente um único exemplar de cada material! Porque? Porque o material deve ser visto pela criança como algo valioso, que ela tem a oportunidade de ter em mãos. Ela tem a sorte de poder trabalhar com ele, ela e somente ela naquele momento! De todas aquelas crianças, ela tem a possibilidade de ter aquele material. Esta experiência traz para a criança em questão, um sentimento de responsabilidade, de ser único. O tempo com o material é precioso e único! Este é o objetivo principal.
Claro que a criança pode trabalhar com o material em grupo. Mas o princípio permanece o mesmo. Naquele momento, quem trabalha com o material é aquele grupo, só ele e ninguém mais. Aqui o conceito de “nós”, o grupo, é acentuado.
Como  consequencia deste contexto, a criança aprende a esperar!
Esperar, capacidade esta tão difícil nos dias de hoje, no método montessoriano é treinada dia a dia. Esperar e respeitar a vez, o tempo do outro. Respeito mútuo, socialização é o resultado!
cuidado com os objetos também é treinado através do material. O cuidado de não quebrar, de manter limpo, de manter por inteiro, sem a falta de peças, são capacidades aprendidas através deste método. Paralelamente a criança transmite este cuidado da sala de aula para seus objetos pessoais em casa, assim como para os objetos da casa em geral. A criança aprende o valor das coisas de uma forma positiva, calma e efetiva. Efetiva porque foi através de conclusões próprias, através da vivência dela e não através de sermões dos pais, os quais com a falta e experiência da criança, tem pouco significado.
FONTE:Simone Clemens, pedagoga montessoriana pela associação Montessori de AACHEN/AMI /Alemanha, especialista em superdotação infantil e na adolescência pela IFLW/Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário