domingo, 17 de abril de 2016

4 dicas para lidar com alunos "difíceis"

Todo início do ano letivo, os professores se deparam com uma nova turma, que terá uma característica própria à medida que os estudantes forem se conhecendo melhor. Por mais que o docente se apegue à sala, é normal que ele tenha problemas com algum dos alunos, simplesmente pelo fato de serem crianças com um comportamento mais difícil do que as outras.
Confira como lidar com essas crianças:
1 – Escute
Muitos atos de rebeldia podem ser justificados pelo fato da criança nunca ser ouvida e, por isso, adota uma postura agressiva. Por mais difícil que seja no começo, deixe claro para ela que você irá ajudá-la no que precisar e também irá ouvi-la. Quanto maior for a confiança, as chances de vocês terem uma boa convivência aumentam consideravelmente.

2 – Interprete a linguagem corporal

Quando o estudante estiver muito nervoso ou triste com determinada situação, você poderá perceber pela forma como ele se comporta. Muitas vezes o aluno pode agir para chamar sua atenção e, nesse momento, mostrar que se importa com o que ele está sentindo é essencial.

3 – Crie incentivos

Os alunos difíceis muitas vezes tornam-se mais flexíveis quando você cria atividades que gere algum tipo de estímulo, como prêmios ou formas de fazer com que ele se destaque. Pense sempre em tarefas lúdicas, porque assim perceberá que até os estudantes mais complicados conseguem se envolver nas aulas.

4 – Preocupe-se com o tom de voz

Independentemente de quão nervoso você esteja por causa de um estudante, nunca levante o tom de voz para ele. Isso pode deixá-lo ainda mais irritado e prejudicar o seu trabalho. Assim, busque manter a calma e encontrar saídas para o problema relatado pelo aluno.
Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário