sexta-feira, 1 de abril de 2016

Entenda o que são os Transtornos do Espectro Autista e a importância da relação entre escola e família


Estima-se hoje que 70 milhões de pessoas tenham autismo, cerca de 1% da população mundial. E todo dia 2 de Abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado ao redor do mundo, como uma forma de chamar mais atenção para o transtorno do espectro autista (nome “oficial” do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.
E esta falta de conhecimento é justamente um dos maiores problemas que as crianças com TEA enfrentam. Muitos pais não querem assumir o transtorno e não procuram tratamento e acompanhamento clínico. E as escolas não sabem lidar com a forma de falar, de expressar emoções, de entender linguagem subliminar, expressões faciais e mudanças de tom da voz, que a criança autista tem e que muitas vezes causam incompreensão por parte das explicações da professora e das histórias nos livros.
“Por conta disso, a própria alfabetização já se torna um grande desafio. Sem isso, é impossível que se desenvolva a capacidade de ler e entender o mundo em sua volta. No entanto, os problemas começam, principalmente, na falta de habilidade de professores e pedagogos, que não sabem como se processa o pensamento de um autista”, explica a Psicopedagoga, doutora em Psicologia Clínica, Dayse Serra, colaboradora da Neuro Saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário