sexta-feira, 1 de abril de 2016

Por que vestir azul em 2 de abril?

A imagem pode conter: texto

Eu poderia optar pela resposta simples: porque meus filhos são autistas. Mas, vai muito além. 
Sim, meus filhos são autistas, mas nunca sofremos discriminação direta. Ou melhor, apenas uma vez, mas nada que nos marcasse. 
Meus filhos têm uma família maravilhosa que os aceita como são, que não espera uma cura, que os ama independentemente do autismo. Eles têm a sorte de estudar em uma escola pública que não apenas os matriculou, mas que os aceitou, que preparou a todos, merendeiras, porteiro, professores e demais crianças. Isso se chama inclusão. 
Meus filhos vão conosco a todo lugar, desde que se sintam confortáveis. Nunca os escondemos, muito menos negamos seu diagnóstico. Não é por eles apenas, é por todos eles. 
Visto azul no dia 2 por todos os que não tiveram um diagnóstico e tratamento corretos, por aqueles que são escondidos, por aqueles que, infelizmente, ainda causam vergonha à sua família. Visto azul pelos que sofrem calados porque não podem falar. 
Visto azul na esperança de que sejam ouvidos em seus atos, chacoalhar de mãos e gritinhos. Visto azul na esperança de encontrar pessoas que os olhem com curiosidade sim, mas com amor também. Visto azul na esperança de encontrar pessoas que apenas nos deixem chorar de vez em quando, que entendam que estamos exaustos no fim do dia, porque viver em função deles é cansativo. Porém, nada paga a sensação de dever cumprido, de amar incondicionalmente. 
Visto azul na esperança de uma sociedade com mais empatia, que esteja disposta a se colocar em nosso lugar apenas uma vez e, então, nos compreenda. Visto azul na esperança de mais escolas inclusivas. Menos pais e diretores preconceituosos, causando mágoas irreversíveis em famílias que já sofreram tanto. 
Visto azul por mais neuropediatras e terapeutas humanos como os que tratam meus filhos. Visto azul por mais e mais empresas amigas da inclusão, que empregam autistas em seu quadro de funcionários. Visto azul por amor aos meus filhos e a essa causa. E o mais importante, visto azul para dizer para todos os pais de crianças autistas que eles não estão sozinhos. 
E você, vai vestir azul no dia 2 de abril? Mostre que se importa e vem com a gente nessa onda azul.



FONTE:  jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário