domingo, 17 de abril de 2016

“O tal do ABA”



ABA significa Applied Behavior Analysis, em português Análise do Comportamento Aplicada, é uma linha de tratamento da psicologia que trabalha com observação, análise e associação entre o comportamento humano, o ambiente e as diferentes formas de aprendizado. Busca identificar relações funcionais entre o ambiente e o comportamento, para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Cada criança autista é única apesar de terem características semelhantes, cada uma participa de um espectro diferente e reage ao meio ambiente de forma diferente, por isso o primeiro passo da terapia ABA é a observação das habilidades de cada um e de suas limitações (comportamentos inadequados).
Depois é traçado um plano de ação personalizado e aplica-se a intervenção de acordo com os resultados dessa análise inicial, periodicamente é feita uma reavaliação para traçar um outro plano de ação compatível com os avanços alcançados.
A terapia em ABA é comprovadamente eficaz no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista, tanto que nos EUA é reconhecido como modelo científico e o tratamento é financiado pelo governo ou financiado pelo seguro saúde em clínicas especializadas.
Existem outras formas de intervenção e tratamento, inclusive nossa terapeuta ocupacional trabalha basicamente com integração sensorial.
Infelizmente, no Brasil  ainda não temos financiamento de um tratamento específico para crianças com transtorno do espectro autista pelo governo, a maioria das crianças autistas que não tem plano de saúde é acompanhado e estimulado em APAE.
Uma advogada que trabalha especificamente com ações relacionadas à planos de saúde e suas obrigações conta que os  plano de saúde deve, por lei, arcar com tratamentos que necessitam de profissionais especializados mas que ainda não os possui em seu corpo médico credenciado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário