domingo, 17 de abril de 2016

Quando o TDAH compromete o desempenho escolar

Enquanto a criança com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) convive apenas entre família e amigos, os sintomas não são tão nítidos. As características ganham destaque quando ela começa a frequentar a escola. Nesta fase, têm início as cobranças, trabalhos, lições de casa, provas… Além disso, os pais começam a ouvir queixas da escola quanto ao filho que não pára quieto, que não presta atenção às aulas, que fala o tempo todo, que não consegue se adequar à otina. 
O rendimento escolar dessas crianças passa por uma fase de grande instabilidade: hora são brilhantes, hora não conseguem assimilar um conteúdo. Observa-se uma queda muito grande de rendimento principalmente em conteúdos que exigem leitura, concentração, interpretação. Em contrapartida, a criança pode conseguir resolver rapidamente um problema de matemática de cabeça ou usando um método criativo, e não segue a regra ensinada em sala de aula. Muitas vezes não consegue nem explicar como chegou ao resultado. E acaba sendo julgada como rebelde por não seguir o padrão ensinado pelo professor.
TDAH
Como pais e professores podem ajudar?
·         * O primeiro passo é informar-se sobre o assunto. Existe muito material disponível, física e virtualmente, ou também palestras e rodas de conversa para troca de informações sobre o assunto. A informação é muito importante para compreender o problema e aprender a identificar o que é “rebeldia” e que definitivamente não é culpa dela.
·        * Em sala de aula, a criança deve ficar o mais longe possível de estímulos do ambiente, longe da porta, da janela e de outros alunos que falem bastante, o mais próximo do professor.
·         * Disponibilizar formas alternativas de estudo, principalmente através de material virtual. Uma dica interessante é fazer leitura em tablets, onde a criança consegue grifar partes importantes do texto apenas utilizando os dedos.
·        * Dar metas de estudos ou de atividades menores em casa. Por exemplo: cronometrar 2 minutos para que ela memorize um parágrafo ou resolva um exercício. E dissolver o restante do que deve ser estudado/resolvido em pequenas metas.
·       *  Ajudar a criança a criar o hábito de anotar coisas que precisam ser lembradas, usando agenda, bilhetinhos, um mural em seu quarto, etc.
·       *  Elogiar mais e criticar menos. Essas crianças estão acostumadas a ouvir críticas o tempo todo: “não“, “pare“, “fique quieto“. O ideal é sempre destacar aquilo que ela faz de maneira adequada.
·       *  Estimule a prática de um esporte, que fará com que a criança aprenda a controlar sua impulsividade, fique mais atenta a regras e instruções, além de fazê-la utilizar melhor forma essa energia que tem de sobra!
·       *  Uma última alternativa é fazer uma adequação curricular, dividindo o conteúdo em um número maior de avaliações, reduzindo os conteúdos cobrados, oferecendo atividades práticas relacionadas ao conteúdo, etc.


Não existe fórmula mágica para os alunos com TDAH. Seu desempenho irá melhorar quando houver empenho, dedicação e persistência dos pais e professores!

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