domingo, 6 de março de 2016

Como estimular o brincar em crianças com TEA?

Nenhum texto alternativo automático disponível.
A brincadeira é a forma como as crianças descobrem o mundo, aprendem a se comunicar, desenvolvem relações sociais, estimulam a inteligência e a criatividade e aprimoram a coordenação motora.
A criança dentro do espectro autista utiliza geralmente um repertório pequeno de brincadeiras, prefere brincar sozinha e apresenta pouco interesse em brincadeiras simbólicas (imaginativas).
É possível – e necessário – estimular a ampliação dos interesses dessa criança e, por isso, trouxemos aqui algumas ideias!
·         Ofereça brinquedos que permitam a estimulação e o desenvolvimento de áreas múltiplas. 
·         Evite coleções ou o acúmulo de brinquedos repetidos, pois eles perdem sua função. Por exemplo: é preferível ter 3 carrinhos bacanas e um posto de combustível do que ter mais de 100 carrinhos em uma coleção (que certamente serão enfileirados).
·         Ensine a criança a brincar de formas diferentes com o mesmo brinquedo. Aproveitando a proposta dos carrinhos, faça ruas colocando fita crepe no chão e monte comércios variados com blocos de montar ou sucata.
·         Estimule a comunicação da criança durante a brincadeira: faça o som da ambulância, da buzina, do choro do bebê, por exemplo, e peça que ela imite.
·         Exagere nas expressões, empolgue-se com a brincadeira. Você precisará despertar o interesse e a curiosidade da criança sempre que mudar o repertório.
·         Explore jogos que precisam de mais de uma pessoa e ensinam estratégias, memorização, esperar a vez… como pula pirata, dominó, memória, etc.
·         Separe os brinquedos em pequenos grupos, por classificação. Evite aquele grande baú onde se guarda tudo, pois nada parecerá interessante.
·         Ensine o faz de conta! Você pode preparar comidinhas de uma festa de aniversário usando massinhas ou fazer uma lanchonete com as plantas do jardim, por exemplo.
·         Brincadeiras que envolvem música ou repetições são sempre boas pedidas! Alguns exemplos: adoleta, voa ou não voa, estátua, dança da cadeira, cabeça/ombro/joelho/pé e outras brincadeiras de roda.
·         Aproveite as peças de um jogo para criar novos jogos! O baralho pode virar um castelo, o dominó pode ser enfileirado e fazer o efeito cascata, cordas e bambolês podem virar um circuito, um balde pode ser um cesto, o giz pode desenhar a amarelinha no chão ou o alvo na parede… São infinitas possibilidades!
·         Sempre que possível, utilize espaços abertos para brincar. Explorar uma caixa de areia, subir em árvores, jogar bola, procurar insetos no quintal, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário