Objetivos: Levar a turma a compreender que a água é um
recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode
prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
Tempo de duração: 2 horas
Atividade: Cartaz
Desenvolvimento: Roda de conversa sobre a água utilizada
por eles, fizemos perguntas como? “Quais atividades domésticas vocês conhecem
que precisam de água?” Conforme foram surgindo sugestões, anotaram em cartaz,
na lista continha itens como lavagem de roupa, de louça e de mãos, banho e
escovação de dentes. Conversamos sobre essas atividades para ajudar a turma a
perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante. Reservamos algumas
revistas onde as crianças procuraram imagens das ações e colaram nos cartazes.
Pedimos que a turma fizesse dois desenhos, um deles representando o desperdício
e o outro mostrando como podemos economizar água. Distribuímos imagens de
jornais e revistas que mostravam desperdício e economia de água estas estavam
misturadas e pedimos que as crianças separassem o material em dois grupos, de
acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção as crianças
colocaram com a nossa ajuda as imagens no cartaz separadamente.
Avaliação: Verificamos que turma compreendeu que certas
atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser
evitada.
Fonte:educaroprimeiropasso.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário