Objetivo: Desenvolver
socialização. Fazer com que a criança entenda que ela tem uma origem, e uma
identidade cultural ajudando também na escrita do seu nome.
Tempo de duração: 2 horas
Material: folhas, A4, lápis de cor, giz de cera
Atividade: Confecção de um crachá o seu nome e com seu
desenho
Desenvolvimento: Perguntamos aos alunos se eles já viram uma
identidade e se eles sabem para que serve. Alguns disseram que sim, logo em
seguida mostramos uma identidade a eles e explicamos que é usada para nos
identificar e para demonstrar que a gente existe, e falamos também que todos
nós temos uma identidade. Em seguida dissemos também que existe outro tipo de
identidade, a identidade cultural, que é aquilo que a gente gosta como, por
exemplo, uma roupa, uma música, etc. em seguida realizamos uma atividade com os
alunos em que construímos um crachá com o nome e eles desenharam sua própria
foto. Ao final, cantamos músicas selecionadas por eles.
Avaliação: Os alunos foram capazes de compreender que cada um tem sua identidade,
e sua própria cultura, levando a desenvolver um respeito pelo outro em suas
diferenças e semelhanças.
Fonte:educaroprimeiropasso.com
Olá!
ResponderExcluirGisele Souza
Gostei muito do seu plano de aula, só nao estou conseguindo encontrar uma musica que seja simples de desenvolver na sala de aula como identificação para as crianças.
Graça Sousa
Cursando Pedagogia.