Uma boa semana
pedagógica dependerá de uma boa organização acerca de tudo o que será feito e
discutido.
SEGUE ALGUMAS DICAS
PRÁTICAS QUE AJUDARÃO VOCÊ E SUA ESCOLA NESSA TAREFA
#Primeiras providências
Reúna
a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. Algumas ações devem
ser realizadas:
- Montagem do
calendário da escola
Com
base na programação oficial da Secretaria de Educação (em que constam feriados,
recessos e eventos de rede), planeje o calendário da escola, reservando datas
para reuniões periódicas, como as de pais, do Conselho de Escola e da
Associação de Pais e Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes
de classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações e festas ou outro
evento que a escola costume realizar. Peça ao coordenador para sugerir dias e
horários para o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série).
- Consolidação dos
dados da escola
Faça
uma tabela com os principais dados da escola - número de matrículas iniciais e
finais e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série, os
resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos.
- Planejamento do
tempo
Monte
um cronograma da semana pedagógica baseado na quantidade de dias que a escola
dispõe para o encontro.
- Organização do
espaço
Calcule
quantos grupos de trabalho serão formados durante os encontros e combine com o
pessoal da limpeza para que os espaços estejam limpos e organizados. Exponha as
produções de alunos e professores em corredores e nas salas de aula para criar
familiaridade e valorizar o trabalho realizado pelos alunos.
- Previsão de
alimentação
Como
receber a equipe? Com um café da manhã de boas-vindas? Então é preciso contar
com a presença das merendeiras no local e preparar um espaço para essa
recepção. Se a equipe vai se reunir por alguns dias, planeje os momentos em que
ocorrerão as pausas e o almoço e o que será servido. Peça que as merendeiras
organizem o cardápio e façam as compras necessárias.
ATENÇÃO:
Não
perca tempo com dinâmicas de grupo e leituras de texto de "motivação"
- práticas que não levam à melhoria da aprendizagem. A maneira mais eficaz de
estimular a equipe é garantir um bom ambiente de trabalho e compartilhar metas.
# PRIMEIRO DIA
* Manhã: Recepção e
apresentação
Este
é o momento de dar as boas-vindas a todos e acolher os novos professores e
funcionários de apoio.
Proposta
de reunião
Peça
aos participantes que se apresentem, contando rapidamente em que área trabalham
e um pouco do histórico profissional. Em seguida, fale sobre o perfil da
comunidade e das famílias atendidas. Com base no regimento da escola, explique
como são combinadas as regras e como funciona a divulgação de informações
administrativas. Fale um pouco da rotina da escola. Compartilhe também os novos
materiais e equipamentos adquiridos e, caso tenha havido alguma reforma ou
construção, convide o grupo para uma visita ao local. Divulgue a programação da
semana pedagógica para que a equipe saiba de quais reuniões participarão e os
assuntos que serão abordados. Assim, todos podem se preparar. Separe um tempo
para esclarecer dúvidas.
ATENÇÃO:
Convide
a equipe gestora, os professores e os funcionários dos serviços de apoio para
estar presentes o dia todo, reunidos em um grupo único.
Providenciar...
-
Crachá se houver muitos novatos.
-
Um espaço adequado para todos os participantes e o material necessário (cartazes,
data show ou retroprojetor, microfone, giz, papel e caneta).
-
Cópias do PPP.
-
Planilhas com os dados da escola.
-
As metas da rede, que devem estar contempladas nas da escola.
_________________________________________________________________________
* Tarde: Análise dos resultados da escola
Com
todos inteirados do funcionamento da escola, é hora de refletir sobre as metas
da unidade e os passos que precisam ser dados durante o ano para atingi-las.
Proposta
de reunião
Inicie
uma discussão com base no PPP e nos dados da escola do ano anterior, tanto os
revelados pelos diagnósticos internos como os de avaliações externas, como
Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb). Depois de expor os
números, levante questões que levem à reflexão: qual é o quadro atual da
escola? Aonde queremos chegar e como fazer para ir da atual realidade à meta
desejada? O envolvimento de todos nesse debate é essencial. Esclareça que até
as funções administrativas têm papel educador.
#SEGUNDO DIA
* Manhã : Organização de agendas
* Manhã : Organização de agendas
Use
o segundo dia para apresentar o calendário escolar e definir a grade horária
das salas, que já foi previamente elaborada com o coordenador.
Proposta
de reunião
Entregue
uma cópia do calendário à equipe e explique os itens marcados. Caso surjam
propostas de mudança, cabe avaliar as alterações. No caso da grade horária das
turmas, peça que cada um analise se sua área terá um bom funcionamento diante
da programação sugerida. As merendeiras, por exemplo, conseguirão providenciar
a merenda nos intervalos escalonados? E o pessoal da limpeza dá conta de
preparar o laboratório para as aulas de Química se elas são em sequência?
Defina os horários de formação permanente em que toda a equipe docente deverá
estar presente e os que serão realizados somente com os professores de uma
disciplina ou ciclo, tomando o cuidado de escolher data e hora em que todos
possam estar presentes. Para isso, é essencial levar em conta, inclusive, a
agenda dos professores que lecionam em outras escolas.
ATENÇÃO
Reúna
professores e funcionários para os informes gerais e, depois, divida a equipe
em grupos, por área de atuação.
Providenciar...
-
Cópias do calendário da escola.
-
Grade com o horário de aulas das turmas.
-
Salas adequadas, preparadas e em número suficiente para que os participantes
trabalhem em grupo.
-
Cópias e relatórios de projetos realizados no ano anterior que deram bons
resultados.
-
Projetos elaborados em outras escolas ou encontrados em bibliografia
especializada para serem adaptados.
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* Tarde: Avaliação de projetos institucionais
Acertados
os horários, a equipe deve planejar os projetos institucionais. Os temas
escolhidos devem enriquecer o currículo, mobilizar a comunidade e ser coerente
com o PPP.
Proposta
de reunião
Apresente
os bons projetos institucionais realizados e as contribuições deles para a
aprendizagem. Abra a discussão para novas sugestões e promova a análise de cada
uma sempre de olho na intencionalidade: quais os resultados esperados? Como os
pais podem se envolver? Que responsabilidades os alunos terão na organização?
Essa é a melhor forma de alcançar os objetivos? Também é interessante levar
para a equipe projetos realizados em outras escolas ou encontrados em
bibliografia especializada (e que possam ser adaptados). Quando escolhidas as
propostas, defina com o grupo os professores e gestores que farão o
acompanhamento. E não se esqueça de registrar as intenções no PPP.
#TERCEIRO DIA
* O dia todo: Passagem de turma
Este
é o dia em que os professores se dedicam a conhecer as turmas com as quais vão
trabalhar durante o ano e os funcionários dos serviços de apoio analisam a
rotina de trabalho.
Proposta
de reunião
Aqui,
o foco está no passado: cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano
anterior, segundo um roteiro definido pelo coordenador pedagógico. Se um
educador saiu da escola, um membro da equipe gestora deve assumir a tarefa.
Certifique-se de que sejam abordadas as características gerais da turma, como
os conteúdos trabalhados e os resultados das avaliações. Recupere documentos
como mapas de aprendizagem e fichas de alunos para a análise dos docentes. Nas
escolas que tenham o Ensino Fundamental completo, é essencial que o professor
do antigo 5º ano converse com todos os do 6º ano para ajudar os colegas a criar
um ambiente que facilite a adaptação ao novo ciclo. Preveja um orador para
falar sobre os avanços em cada área e outro para discorrer sobre o perfil das
turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
ATENÇÃO
Fique
atento para que os grupos mantenham foco no pedagógico e evite que o momento
seja usado para disseminar ideias pré-concebidas sobre determinada turma ou
aluno.
Providenciar...
-
Portfólios de alunos e professores, separados por turmas.
-
Mapas de aprendizagem e fichas dos alunos.
-
Salas para as reuniões dos professores (em duplas ou grupos) e para os grupos
de funcionários das diversas áreas.
#QUARTO DIA
* O dia todo: Plano de ensino
Momento
de os professores se dedicarem ao planejamento geral da disciplina que ensinam.
A equipe de gestão acompanha o trabalho como mediadora entre os colegas que vão
compartilhar o mesmo plano e supervisiona os resultados. Os funcionários de apoio
podem ser dispensados neste dia.
Proposta
de reunião
Neste
dia, os professores alinham os planos de ensino, distribuindo os conteúdos que
serão trabalhados por bimestre (ou trimestre) e definindo os principais
projetos e sequências didáticas, sempre usando como base o PPP, a matriz
curricular da rede e as experiências de cada profissional.
ATENÇÃO
Agrupe
os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por série e os dos anos
finais e do Ensino Médio por disciplina, com acompanhamento do coordenador
pedagógico e da direção.
Providenciar...
-
Espaço adequado para que os professores trabalhem em grupos.
-
Pastas com propostas de atividades permanentes, sequências e projetos didáticos
separados por disciplina e/ou por série.
-
A proposta curricular da rede.
-
Sala de informática em condições de uso para a produção de apresentações.
-
Cartolina, papel e canetas hidrográficas.
#QUINTO DIA
* Manhã: Apresentação do plano de ensino
Depois
de um dia de discussão, os professores precisam de um espaço para apresentar os
planos e discuti-los com os colegas. Esse procedimento ajuda a dar unidade ao
currículo.
Proposta
de reunião
O
coordenador pedagógico pode montar uma proposta para que todos os professores
apresentem os planos de ensino para o ano que começa. O papel do gestor neste
dia é contribuir para o aprimoramento do planejamento e estimular a equipe a
dar sugestões.
Convoque
todos os professores para ouvir as exposições dos colegas, participar dos
debates e, dessa forma, conhecer o plano de ensino de toda a escola.
Providenciar...
-
Espaço adequado para reunir toda a equipe.
-
Equipamentos como retroprojetor ou data show para as apresentações.
-
Textos que tratem da importância do acolhimento dos alunos nos primeiros dias
de aula.
_________________________________________________________________________
* Tarde: Encerramento
Reserve
o último período para planejar a recepção dos alunos e avaliar as atividades
desenvolvidas durante a semana de planejamento.
Proposta
de reunião
É
possível começar a tarde lendo com a equipe um texto sobre a importância da
acolhida nos primeiros dias - e durante todo o ano. Promova um debate sobre
como será a recepção dos estudantes, definindo questões práticas: onde receber
os alunos, no portão da escola ou na entrada da sala de aula? Como devem ser
recebidos os pais que acompanham os filhos? Uma revisão do que foi feito nos
anos anteriores ajuda a pensar nos ajustes. Para encerrar, reserve um tempo
para que todos falem sobre a semana pedagógica. Um membro da equipe gestora
pode anotar as opiniões, os pontos que precisam ser retomados durante o ano e
as informações que ajudarão os gestores na avaliação da organização do tempo,
do espaço e dos trabalhos propostos. Não se esqueça de combinar com os
professores um prazo para a entrega final dos planos de ensino e reforçar que
haverá reuniões de formação durante o ano para tirar dúvidas e aprimorar o
planejamento das aulas.
FONTE:
eduqueetransforme.blogspot.com.br
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